Cabelos: cuidados de verão

O verão exige cuidados redobrados com as madeixas. Conhecemos as dores e as delícias do verão, afinal, vivemos num país tropical, certo? Há um personagem, no entanto, que conhece muito mais as dores do que as delícias. Sim, ele mesmo: o cabelo! Sol forte, água do mar e cloro, eis aí os culpados!

Manter os fios bonitos durante a estação é possível sim, mas exige cuidados diários, começando pelo uso de produtos específicos para a temporada.

Antes de se expor ao sol, abuse de produtos sem enxágüe, conhecidos como leave-in. Certifique-se de que o escolhido contenha filtro solar na formulação. Há diversas marcas disponíveis no mercado.

Se o seu cabelo é oleoso, prefira os produtos em spray, porque eles não deixam o fio pesado. Quem possui fios encaracolados deve optar pelos produtos cremosos, pois eles têm maior poder de hidratação e, de quebra, modelam os cachos.

Para uma proteção efetiva, aplique o produto a cada duas horas e depois de sair do mar ou da piscina. Antes de passar o leave-in, porém, molhe os cabelos com água doce ou mineral para eliminar o excesso de sal ou de cloro.

Depois do banho de mar ou de piscina, assim que chegar em casa, lave os cabelos com um xampu hidratante pós-sol e use um condicionador bem emoliente, que também deve ser pós-sol. Em último caso, opte por produtos para cabelos ressecados e danificados, mesmo que os seus fios ainda não estejam sofrendo.

Não dispense um xampu anti-resíduos a cada 15 dias e capriche nas hidratações, que devem ser semanais. Neste caso, vale recorrer a sachês de ação rápida, assim, você não perde tanto tempo cuidando dos fios e pode aproveitar melhor as férias. Aplique um creme sem enxágüe com silicone e vitaminas, e deixe o cabelo secar naturalmente.

Se você tem coloração nas madeixas, fique atenta: lavagens freqüentes e sol em excesso desbotam os fios. Para manter a cor bonita, procure usar produtos para cabelos tingidos.

E lembre-se: nada de lavar os fios com água quente, pois o cabelo pode ressecar ainda mais. Prefira banho morno ou frio, nunca gelado. E nada de dormir com os cabelos molhados ou abafá-los durante muito tempo com bonés, chapéus e lenços. Se quiser prendê-los, faça tranças largas ou coques com elásticos acolchoados ou piranhas.

Por fim, secadores, chapinhas e baby-liss merecem descanso nesta época do ano. Deixe a turma guardada e aposte num visual natural.

Fonte: Coisas de Mulher