Make e equilíbrio!



Estou com essa roupa… com que make eu vou?

Essa pergunta é muito frequente e na verdade ela é respondida com o tempo.

Tempo para você começar a entender como é seu rosto, que tom tem sua pele, que roupa te valoriza, como é teu cabelo, que acessórios usará, qual é a ocasião, que horas… enfim, um monte de informação visual que você se alfabetizará com o tempo.

Tudo isso cria BOM SENSO. Isso é fundamental.


Está com dúvida? Opte pelo menos. Melhor pecar pela falta do que pelo excesso!!

Entender também que tudo o que vê na TV ou na revista não é ouro para você. São referências…

Ver uma sombra coloridíssima na foto talvez não caia bem para você naquela hora, com aquela roupa, com seu estilo ou com seus traços físicos!

Precisa antes saber os defeitos pessoais para saber valorizar as qualidades porque eles continuarão lá! Tudo é uma questão de “chamar atenção” para o que quer…

Seguindo na linha do equilíbrio visual se na make a boca é forte o olho é pouco e vice-versa.

Acessórios perto do rosto chamam atenção também por isso a make diminue conforme a informação aumenta.

No rosto é cor? Na roupa é neutro… a não ser que você vá para uma balada de madrugada super mega moderna com pessoas super modernas!!

Não tente “segurar” um look que não cabe com você. Isso é como “andar de salto alto com dor no pé”!

Invista em combinações de cor sutis com os acessórios, makes que tenham HARMONIA com a roupa e não necessariamente combinem com ela! (o tom levemente rosado da sombra pode lembrar o tom rosado da sua pulseira… coisas do tipo).

Cores “puras” (vermelhão, verdão, amarelão, azulão, rosão…) e opacas são difíceis de trabalhar na make social. Vá de pigmentos coloridos que têm luminosidade, textura e tons mais delicados (como verde- oliva, beringela, alaranjados…).

Cor neutra no côncavo (grafite, preto, marrons…) faz uma harmonia mais chique com combinações de cores. A cor “vibra” somente no centro da pálpebra e fica mais evidente quando você fecha os olhos…

Vejam a foto acima:

A make é toda rosada mas a roupa é “nude”, tom de pele total. Lindo!

A informação está no rosto. Imagine esse mesmo rosto com uma blusa gola alta rosa- choque e brincos dourados: péssimo, não?

Isso é bom senso, equilíbrio e harmonia visual tão importante na produção!!!

Por isso é tão difícil para eu falar que make devem fazer com tal roupa se eu não estou vendo pela net tonalidades, detalhes e acessórios. Fora que no mundo da maquiagem existem milhares de tons de sombra para combinar…

Pense nisso!!

Olhe seu armário, veja seu material de make e quando for “se montar” para algum lugar pense em cada detalhe!