Cabelos - tire suas dúvidas sobre tinturas

Há algumas perguntas que a gente sempre quis fazer para quem fabrica as tinturas para cabelos. O Vila Batom foi ouvir a engenheira química, Ivete Carvalho, da Kert, fabricante dos produtos Keraton, para esclarecer algumas dúvidas de todas as mulheres: 



 Atualmente, como as tinturas tratam os cabelos? Que ingredientes garantem proteção e tratamento? Como agem? Aconteceram muitas conquistas na qualidade das colorações modernas para minimizar os efeitos da amônia e etanolaminas presentes nas colorações Permanentes e Semi Permanentes, imprescindíveis para a abertura das cutículas para substituição dos corantes naturais (melanina) pelos sintéticos.

 É necessário compreender que cuidados preventivos e corretivos devem andar juntos em todos os processos químicos, onde massa capilar, lipídeos, nutrientes e água são removidos em maior ou menor proporção, e as ligações de hidrogênio e sal também são comprometidas. Para proteção externa e interna dos fios a solução é recorrer a substâncias liporepositoras (óleos vegetais ricos em fitoesteróis), substâncias nutrientes como proteínas (especialmente os aminoácidos da cistina), pro vitamina B-5, substâncias anti-radicais livres (Vitaminas A, E, C) derivadas de frutas e filtros solares. Uma forma inovadora de manter os cabelos tratados com cor, brilho e sem danos entre colorações, é o uso de tonalizantes sem amônia, sem etanolaminas e sem oxidantes, que além de serem compatíveis com qualquer processo químico, revestem a fibra externa como um esmalte, protegendo as cutículas e evitando perda de hidratação do fio.

 Como é possível disfarçar cabelos brancos sem tintura? Quais as opções? Os cabelos brancos são mais rebeldes devido ao envelhecimento da matriz capilar, o que deixa o fio com aspecto enrolado, rebelde e seco, por isso, ele necessita de hidratação adicional que pode ocorrer por meio da utilização de produtos Banho de Brilho, nas cores grafite e prata.

Qual a diferença entre decapagem e descoloração? Descoloração é feita no cabelo virgem para remover a pigmentação natural do fio, já a decapagem é o processo de limpeza com descolorante para a remoção de corantes artificiais em madeixas coloridas.

 É possível clarear cabelos castanho-escuros ou pretos sem descolorir? Desde que sejam cabelos naturais é possível clareá-los em até três tons com colorações permanentes.

 

 

FONTE: Vila Mulher